17 de ago. de 2007

Viajando por aí!

Estou aqui bem na época de feriadões... isto significa que já viajei bastante por aí!
No início do mes de agosto teve Trainee Weekend en Medellin! Que é isso!? é uma atividade onde os trainees do país (isto é, todas aqueles que estao trabalhando na Colombia, assim como eu) vão para uma cidade para conhecê-la and to have fun!
Medellin é uma cidade linda, mais ou menos do porte de Porto Alegre. entre idas a parques com cascatas, laguinhos e de diversões, conhecemos a cidade. Fomos divididos em grupos para fazer um louco recorrido sobre os principais pontos da cidade. Meu grupo tinha: uma russa, um italiano, dois americanos, dois brasileiros e um ucraniano para perambular pela cidade. O que conhecemos?
BOTERO é o maior artista da atualidade colombiana. O que vi foram dezenas de estátuas fofinhas que ele faz. Uma coisa interessante foi ver uma escultura dele explodida (sim, algum grupo daqui colocou uma bomba na década de 90 na estátua). Logo após o ocorrido, Botero fez outra estátua igual Hoje, há as duas estátuas na praça, uma ao lado da outra. Quase iguais, se não for considerado o buracão da que foi explodida!
Como toda "boa" cidade grande sul americana, Medellin tem FAVELA. Demos uma "sobrevoada" por ela... é incrível, um favelão, talvez até comparado àquelas do Brasil. Mas como assim, sobrevoaram??? Faz alguns anos que, para integrar a favela à cidade, foi construído o "metrocable" que é um teleférico que liga o topo do morro com o metro da cidade, sem custo adicional.
O CENTRO é muito bonito, com as tradicionais igrejas e praças, pedintes e mendigos, vendedores ambulantes e feiras.
Faltou conhecer o cemitério onde está enterrado PABLO ESCOBAR. Sim, ele, o conhecido narcotraficante morto na década de 90. O interessante de estar aqui é que se pode conhecer a história por um outro ponto de vista... Ainda terei que ler um livro sobre este cara, mas direi algumas coisas que descobri sobre ele:
- sim, ele era narcotraficante!
- ele tinha tanto dinheiro que houve uma época que quis pagar a dívida externa colombiana (e não pode, claro).
- ele construiu escolas, hospitais, casas para a população (entre outras coisas).
- um dos motivos do seu assassinato foi que ele estava querendo se candidatar a algum cargo político (e possivelmente ganharia)
Ouso a dizer que muitos políticos, só no canetaço, matam tanto quanto (ou mais) que a guerra do tráfico. Que eles ganham muito com o narcotráfico e querem que ele continue existindo. Ainda, desviam o $$ de obras para a população para seu próprio beneficio. Então, me pergunto quem fez mais por seu povo: o Pablito ou nosso querido ACM? claro, não poderia resumir o nosso complexo mundo e o mundo da política nos nomes e nas situações que citei, mas esses são fatos que me fazem pensar.
Continuando Trainee Weekend, teve um Global Village! Que é isso?? Bom, este foi um evento durante o dia, numa universidade de Medellin, os trainees tiveram banquinhas para apresentarem seus países. Éramos 6 brasileiros e, claro, a banca mais animada! (teve até tchu-tchu nos estudantes que perguntavam "quero tchu-tchu grátis"). Foi um dia cansativo, mas que fechamos com chave de ouro: a festa de noite foi numa CHIVA! Chiva é um ônibus típico da região (inclui Equador, Colombia e Venezuela) que tem festa com música ao vivo: sim, enquanto o ônibus anda, a banda toca e a galera faz a FESTA.


BRASILEIROS NO GLOBAL VILLAGE

Dizem que para fazer turismo a Colombia é um dos melhores lugares, pois tem montanha, praia (o caribe é aqui!!), selva, deserto, ruínas. Sendo assim, noutro feriadão fomos para "El desierto de Tatacoa" e para "San Agostin". O deserto {e bem quente e seco, como se imagina, mas depois de uma longa jornada, se chega a uma piscina de água mineral. É uma beleza! San Agostin já é mais friozinho, pois é montanha... e lá tem ruínas, na verdade, o que mais tem são oferendas de vida e morte, esculpidas em pedra. Para mim, o mais interessante de San Agostin foi fazer um passeio a cavalo, que durou 4 horas, mas que nos deixou doloridas por 4 dias! O meu cavalo, para variar, era o mais louca e que gostava de ficar na frente dos outros sem deixar eles passarem...


¡O TATACOA É SECO!

Outra coisa bem legal que fizemos foi ir numa catedral construída numa MINA DE SAL! Os mineiros, muito religiosos, começaram a construir recantos de oração na mina, abaixo da terra, para rezarem por sua segurança. O que aconteceu é que isso foi crescendo e acabou virando uma gigantesca catedral, que hoje rezam missas, num lugar onde outrora fora uma mina de sal. Ah, e eu comprovei: lambi as paredes e vi que era de sal mesmo!


NUM DOS CORREDORES DA CATEDRAL DE SAL

Hoje, dia 17 de agosto, vamos para Cali, outra conhecida cidade devido a seu cartel. Volto na segunda de noite (que é um feriado) e na quinta já chego no Brasil para minha formatura!
Beijos
Nicole

Um comentário:

Michelle disse...

e o querido Escobar construiu o maior shopping de Medellin também...
as pessoas lá gostam tanto dele ou daquela época, que muitas vezes se queixam por ter terminado "essa vida boa" em que dolares rolavam soltos pela cidade.