4 de set. de 2007

O que eu faço aqui

Todo mundo me pergunta o que vim fazer em Bogotá. Não, não vim apoiar nenhum grupo guerrilheiro e nem paramilitar. Vim por um projeto da AIESEC que estimula o intercambio na América Latina, através de intercâmbios patrocinados em Ongs. É um projeto muito interessante porque envolve, além da AIESEC, três outras organizações: Ashoka, Fundação Kellog e Artemísia.
Em Bogotá estou trabalhando na ARB (Asociación de Recicladores de Bogotá), que seria a associação que reúne as cooperativas de catadores de lixo daqui (os papeleiros, aqueles que ficam buscando lixo reciclável na rua ou em lixões). A prefeitura do município, aos poucos, está implantando o sistema de coleta seletiva de lixo e, por isso, muitos dos catadores ficarão sem trabalho, pois este lixo não irá nem para a rua e nem para os lixões... meu trabalho é ajudar a estruturar as cadeias produtivas da reciclagem aqui, para ver novas alternativas de trabalho.
Cheguei em junho e logo comecei a trabalhar. O pessoal aqui é muito legal, e até mês passado a Lisi (que também veio pela AIESEC Porto Alegre) estava trabalhando aqui (ela chegou dois meses antes de eu chegar).

Esta é a equipe de trabalho que tenho na ARB:
Eu, Maria Eugenia, Franklin, Lisi e, na frente, Sílvio.

As coisas acontecem muito lentamente, mas está valendo a pena: estou conhecendo um pouco da realidade dos catadores, a visão que a sociedade tem sobre eles e como funciona o sistema de coleta de lixo aqui. Outra coisa que observo é que a coleta seletiva está engatinhando ainda... a sociedade, de maneira geral, não separa o lixo! Isso até aquelas pessoas que tem conhecimento. O governo está começando a fazer campanhas de educação neste sentido, mas ainda não se vê muitos efeitos. Eu gostaria de estar aqui para ver como e em quanto tempo da sociedade se educará.

Um comentário:

Michelle disse...

tá, agora vai dizer que trabalha...
passou a manha toda dizendo que nem queria ir para a ARB...
hahahaha