17 de set. de 2007

Comer, comer

COMIDAS... por mais que sejam parecidas, sempre são diferentes onde é que se vá! Apesar dessa mescla de comidas, sempre há peculiaridades gastronômicas em cada lugar: o gaúcho que come carne, o baiano que come picante, o europeu que come batata... e assim por diante.

É praticamente impossível comer um prato aqui que não tenha arroz, milho ou banana (se não tiver os três!) Eles comem muiiita banana, aliás, existe mil e uma maneiras de preparar e comer banana! banana verde, madura, frita, com galinha, crocante, com tomate, guacamole, doce... Tem uma comida chamada Patacón que a base é feita com banana e leva vários recheios e tenho que aprender a fazer ela! A mesma coisa acontece com o milho: com ele se faz o tamal (que é uma espécie de pamonha), a arepa (que é uma espécie de polenta branca), com e sem recheios e até a empanada colombiana é feita com massa de milho. ¡E isso tudo eu adoro!

Ainda, dizem que a Colômbia tem o melhor café do mundo. Não sou nenhuma entendedora de café, mas realmente não consigo suportar o chafé que eles fazem... até pode ser que a qualidade deles seja melhor que a nossa, mas eles estragam preparando o café com muita água. Aliás, na minha primeira semana me ofereceram “tinto” as 2PM. Pensei “vinho a esta hora da tarde! Se começa cedo aqui!!”. Cinco minutos depois, já com o tinto na mão, descobri que essa é a maneira que eles chamam o “cafezinho” em Bogotá.

Agora... uma coisa que não suporto é qualquer comida com coentro (e muita comida aqui leva esse tempero terrível). Ainda sobre comidas “ruins”... incrivelmente como mondongo aqui! Mas podem tirar o cavalinho da chuva, no Brasil não voltarei a comer, de longe não é meu prato favorito! E uma coisa que não consigo conceber é que no café da manha eles comem comidas pesadas, como a janta da noite anterior esquentada...

Do que tenho saudade: dos doces brasileiros, sushi, Toddy e de comida caseira! Quase todos os dias como no “Comedor Popular” que a ARB tem, que é um tipo de RU. É bonzinho, mas enjoa.

Inesperadamente, existem algumas comidas quase iguais, como rosca! Eu amo rosca, e eles também, assim como o pão de queijo, que existe um muito parecido, mas não tão bom. Obvio que também se come (e se ama) muito doce de leite, mas aqui chamam de arequipe (no Peru de manjar blanco, na argentina dulce de leche... enfim, muitos nomes para uma mesma delicia!).

Vou parar por aqui que “eso ya me esta entojando” ou que “já me ta me dando gula!”.

Hasta Luego
Nicoleta

Um comentário:

Kaka disse...

bah, amo milho... ia me dar bem aí
só nao traz de novo aqueles graos de cafe cobertos com chocolate... q desperdicio pro chocolate, traz PURO

bjooo da manah