7 de fev. de 2011

Relembrar é viver!

Hoje foi um dia comum... trabalho, chego e casa do uma limpada em algo e vou ao pc... Resolvo fazer faxina na caixa de entrada do meu email, e me deparo com coisas históricas que devem ser registradas. Por isso, a seguir leiam um relato feito de uma viagem que fiz com a Michelle ao Peru em março de 2007 e seguindo, a resposta que recebi da Marina.

“Oi!!!

Para eu não perder o costume, este é mais um relato das minhas viagens por aí... Desta vez, a Michelle e eu saimos rumo a Buenos Aires e Peru.

Vocês podem imaginar que a viagem deve estar sendo bem tranquila e divertida (e realmente está), mas ao mesmo viajar pode estressar, acreditem...

A viagem comecou com uma noite num Hotel na rodoviaria de Porto Alegre: isso mesmo, o nosso busão nos esqueceu (e foi direto para Argentina) e tivemos que esperar 30h na maravilhosa rodoviaria de Poa e seus arredores ate embarcar con Flecha Bus.

Chegando em BsAs nos sentimos mais que em casa! Cada vez mais nos convencemos que temos que viver por "por lo menos" um tempo lá! Parques, cafés, bares, hablar español, festas, pessoas bonitas e educadas, calle Florida, Fito Paez, enfim, tudo! Buenos Aires é uma cidade para ser curtida em cada detalhe, momento e lugar! O clima da cidade estava muito bom: reencontramos amigos brasileiros e argentinos que estavam por lá e tambem fizemos novos amigos (o pessoal do albergue era bem legal!).
*Festa no Bahrein com o Fábio - Baires*

Depois de uma semana e já nos sentindo em casa, fomos a Lima.... Chegando lá, nosso estress começou! No Peru, para tudo, se deve negociar preço.... Pra ter uma ideia... o primeiro taxista queria nos cobrar 28 dolares para chegar até a casa da Alejandra (a amiga em que ficamos na casa), acabamos pagando 13 dolares.... Assim é em tudo: taxis, hoteis, roupas, tours..... não tem um dia que não temos que discutir preços algumas vezes... Outra coisa irritante sao "as moscas": é só chegarmos em algum lugar que todo mundo já fica em volta das "turistas que parecen de Europa" para oferecer bugigangas, taxi, comida, hotel, tours e não nos deixam em paz nem calam a boca, azucrinam e nos seguem aonde vamos. Eu, que sou relativamente calma já to mandando eles para aquele lugar em português e irritada para que nos deixem em paz. Enfim....comecei falando do lado mal de um país como o Peru, mas agora vem a parte divertida!!!

Estamos viajando por lugares lindos e diferentes entre si e do que estamos acostumados a ver:
- Lima: buzinas de carros e kombis, poluição e transito caótico é visto em qualquer parte de Lima! No bairro Miraflores nos sentimos muito bem caminhando pelas ruas, as praias do sul sao hermosas. Fomos a um bar brasileiro, para reencontar meus amigos, e lá aconteeceu algo impressionante... lá pelas tantas chegou um grupo de brasileiros que vivem no Peru, tocando uma samba de roda e outras musicas brasileiras. Eles viram que nosso grupo estava animado e perguntaram de quem era el cumpleaños. A Mi disse que era o meu (e era) e que também era um reencontro de amigos... para que... eles me puxaram e fizeram sambar no meio da roda de samba.... que vergonha! eu não ia deixar para menos, puxei a Michelle e ela teve que mostrar seus dotes brasileiros também. Mas o mais divertido foi enganar um carioca... Esse cara acreditou que não eramos brasileiras, ainda mais quando eu disse que no Brasil não tem gente clarinha como a gente (é o que todos dizem para nós, em especial para Mi, claro!). O carioca, para nos convencer, ainda disse "No.. pero en Rio Grande do Sul y Santa Catarian hay gente mas blanca..." No final contamos a verdade e ele falou "Claro, porqure nunca vi uma gringa sambar como voces, igual a brasileiras" Nos sentimos as rainhas do samba... imagina, duas gurias que nunca sambam ourvirem isso de um carioca! Ficará para sempre nas nossas memorias!!
- Trujillo: é uma cidade barulhenta e que fede, mas tem ruinas de cidades de barro e uma praia linda (mas que tambem fede). Segundo a Mi, é uma cidade de quinto mundo... Não temos muito mais o que dizer de lá...
- Huaraz: fica na serra peruana e tem uma Reserva Nacional linda, com montanhas, neve, lagoas de um azul esvereado lindo. Tambem fomos tomar banho de águas termais  para relaxar "un ratito".
*Reserva Nacional de Huascaran, Huaraz*

- Ica e Pisco: Depois de duas noites (mal) dormidas em busao e duas noites em (quase) hotéis, resolvemos ficar tres noites por aqui. E valeu a pena. :) Elas sao cidadezinhas pacatas, acolhedoras. Ica até tem um Oásis lindo!! sim, no meio de montanhas de areias existe uma lagoa com vegetação e animais. Ainda, já numa praia de Pisco chamada Paracas, fizemos um passeio de barco para ver leoes marinhos, pinguins e passaros. Não tivemos a sorte de ver baleias e golfinhos... mas tudo isso é imperdível!! É nessa região onde mais se fabrica o Pisco e outras bebidas derivadas da uva e chegamos bem na época da festa da uva!!

Outros fatos divertidos:
- as pessoas são tão feias por aqui (isso não é só a nossa opinião... até eles se acham feios!) que num dia em Ica nós recebemos uma sinfonia de assobios. Sério.... acho que + de 15 criaturas pararam para fazer fiu-fiu para nós, ao mesmo tempo. Seria impossível contar quanto ouvimos isso por dia, hahahhaha (e não estou de brincadeira!)
*Oasis de Ica, uma das cidades fortamente atingidas por um terremoto em 2007*


- Estávamos no meio da viagem entre Ica e Pisco (1h de viagem num busão anos 70) quando o encosto do banco do homem que estava sentado na minha frente despencou... até choramos de rir... E como estamos no Peru, o cara, ao invés de reclamar, ficou quietinho com medo de ter que pagar pelo estrago... tem coisas que só acontecem por aqui.... hééée
- Em Ica resolvemos nos dar o luxo de ficar uma noite num hotel com piscina (custando menos de R$25,00 para as duas...). Estavamos bem felizes que iamos tomar um banho de piscina gostoso, no calorão que estava, quando chegamos na dita cuja e havia algo que parecia uma convenção gay: mais de 15 guris (de uns 20 anos) sentando em volta da piscina, conversando, tirando fotos... essas coisas.... Mais tarde, fomos descobrir que eles são estudantes de engenharia da marinha do Peru e estavam la por isso. Conversamos com eles e eram bem legais, mas aquela imagem de convenção gay ficou na minha cabeça, até porque quando foram embora, todos uniformizados, parecia um filme....
- Depois de duas semanas no Perú, foi no lugar mais improvavel que descobrimos que no Perú sim tem pessoas bonitas (mas não muitas!!!)! Fazendo o passeio para Paracas, o motorista do nosso ônibus tinha sido o homem mais bonito que tínhamos visto até então... Mas ao chegar ao hotel e ver aquele bando de homens encontramos um LINDO!!! SIM!!! Descobrimos que existe UM peruano bonito!!!
- Já nos cansamos de ouvir aquele papo de "las dos chicas lindas son solteras?". Entao, comecamos a dizer "Não, somos casadas, estamos de férias da faculdade. Nossos maridos estão no Brasil trabalhando, enquanto nos divertimos viajando pelo Peru. Ao voltar para o Brasil, retornaremos a nossa rotina de estudante e dona de casa. Ah, somos fiés, sim. Não queremos nada contigo, peruano mala."
- Para quem não aguentava mais a música "a ella le encanta la gasolina, dame mas gasolina", saiba que esse é um ritmo que está muuuito na moda aqui e que se chama reggaeton. Pois é.... todos os dias temos que escutar essa fina flor da musica latina trash e até já sabemos o refrão de outras... "acércate, te necesito, y dale pan, pan, pan... pan, pan, pan...." Ai meu deus!!! que saiam da minha cabeça essas músicas!!!!!

Bom, para quem chegou até aqui, parabéns por aguentar esse relato! Se quiser mais news de Arequipa, Lima e Buenos Aires (lugares que vamos e retornamos), me escreva que mandamos mais mails!!!”

E agora, o email que recebi da Marina em resposta:

"Nico, muito engraçado o teu relato. Tu tens que escrever um livro.
Aliás, esses dias eu sonhei contigo, quase morri de rir depois. Sonhei que tu tinhas mandado uma caixa com presentes do Peru: um discman e cds e uma mochila feia... dentro da mochila feia vinha uma mochila bonita, uma bolsa da nike, um monte de blusões lindos, um feio e mais algumas coisas que esqueci.
A caixa vinha com uma instrução: dividir com a Grazi e a Helena.
Eu, dentro da minha ganância, pensei "que bom, vou pegar o melhor pra mim e deixar que elas dividam o resto!" Santa ignorância. 
Fui tomar um banho e quando voltei elas tinham dividido tudo: o melhor ficou com a Grazi, a Helena pegou algumas coisinhas e pra mim sobrou a mochila feia e o blusão feio. Fiquei muito braba mas não disse nada. Fiquei doida de vontade de surrupiar um blusão da grazi, foi muita sacanagem dela!!
Enfim, não manda nada que vai dar briga.
beijos, Marina"

Nenhum comentário: