18 de jul. de 2011

Em vez de ficar em Concon, balneário que fica no lado de Viña del Mar, resolvi subir a serra. A menos de 1h de Santiago (se tiver bom tempo e o excesso de neve não atrapalhar o caminho) estão 4 centros de esqui chilenos. Eu fui ao mais básico (leia-se fácil e barato) de todos, que é Farellones, deixando La parva, El Colorado e o famoso Valle Nevado para conhecer noutra ocasião. No sábado 9 de julio de 2011 reencontrei uma antiga paixão: os esquis e a neve aos meus pés!
Pôr do Sol em Concon
O resultado de "ser início de temporada de neve" + "Farellones ser a estação de esqui de mais baixa altitude" é que a neve era pouca e não das melhores. A qualidade da neve interfere muito na qualidade do dia de esqui., mas mesmo assim, depois de 2 dias, minha confiança voltou. A melhor neve para esquiar é a chamada powder! Isso mesmo, neve em pó, que quando cai na roupa parece sujeira e que deixa a montanha parecendo um bolo confeitado, macio para ser esquiado! A neve que encarei estava meio icy, uma neve que derreteu e recongelou, gerando blocos de gelo duro (não era pedras de gelo, mas também não eram powder). 


Algo diferente de Farellones, comparando a Monarch que foi onde aprendi a esquiar, é que os lifts (as máquinas que te levam montanha acima) não eram como teleférico: elas eram uma espécie de cabo se agarra e te puxa, fazendo que as pessoas esquiem para cima. É nesse momento que ocorrem muitos acidentes para os iniciantes (que era o caso dessa pista). Cair esquiando é algo super normal, mas como sou muito precavida, caio pouco. No lift caí aí 2 vezes, sendo uma porque um menino caiu na minha frente e nao saiu antes que eu passasse e outra porque eu quis fazer uma "balaca" e não deu certo. O meu teceiro (e último) tombo foi por alguma babaquice, que aconteceu num lugar que não se imagina, fácil de ser esquiado. 
Farellones

Ainda bem que caio pouco, porque quando caio, os esquis nao se desprendem dos meus pés (que é o usual), dificultando o levantar... e saber cair é algo fundamental, para que machucados sejam evitados ou minimizados. Vi várias pessoas serem atendidas pela Ski Patrol (não, gente, não são os músicos, são os resgatistas!). Algumas delas tiveram que sair de maca da pista. Isso só me dá mais argumento para que eu siga esquiando como las abuelitas, em "velocidade padrão".


Memórias da temporada esqui 2011, by nicfloy:
- com o calor, me transformo num palhaço humano, com as roupas penduradas no casaco de neve;
- a botas de esqui fizeram bolhas fenomenais na minha panturrilha, que foram devidamente tratadas com Bepantol. Na proxíma vez colocarei muito esparadrapo para evitar elas.
- esqui é esporte de rico. Chegar na montanha com mala e esqui e ainda ter que buscar o albergue caminhando, é uma indiada cansativa e que ficará na memória. Vale a pena, mas cansa a beleza.
- fotos no face.

Nenhum comentário: