16 de out. de 2011

Metrôs pelo (meu) mundo!

Em Buenos Aires é o Subte, em NYC o chamam de Subway, em Poa Trensurb e aeromóvel são duas variações (limitadas pelo alcance) do mesmo meio de locomoção: o metrô

Eles simplesmente me encantam e fascinam, são amigáveis com turistas que não querem se arriscar a se perder na selva de pedras e o principal é que são rápidos!

Quando veio para Baires ano passado, minha Mãe queria passear de Subte. E entendo bem o sentimento dela, porque é lúdico subir e descer escadas, andar por diversos corredores, fazer conexões, possibilidades mil!

Baseada na minha experiência, acredito que quando se aprende a andar em metrô em uma cidade, se sabe andar em qualquer cidade. No entanto, cada um tem sua característica própria, seu charme e peculiaridades.


1. No Rio, me "assustei" com a profundidade que entraram na rocha, para expandir as linhas rumo à zona Sul... 
2. Em Buenos Aires, a linha A mantém o mesmo charme com vagões em madeira e portas que os usuários manualmente fecham. E como o transporte público é subsidiado, o valor não chega a US$ 0,25 (out2011). Graças à linha D, muito tempo da minha vida é economizado em transporte, pois ela me leva aos principais lugares que costumo ir.

Charme da Linha A do Subte em Buenos Aires


3. Em Porto Alegre, tem um projeto (que é para a Copa 2014) que integrará o já existente Trensurb (que abrange outras cidades da região metropolitana) e o Aeromóvel.
4. Em Santiago, andei no mais limpo, frequente e rápido meio de transporte urbano de toda minha vida. Em meia hora, se andava cerca de 27km, de um lado ao outro da capital chilena. E para completar, a capilaridade desse sistema é excelente!
5. Em São Paulo, chegam ser mais de 2,5milhões de usuários a cada dia! é incrível!!!
6. agora... Definitivamente, o Subway de NYC é o meu queridinho: ele tem  mais de 1000km em trilhos (é quase a distância entre Porto Alegre e Buenos Aires, minha gente!) Além disso, existem linhas rápidas, que percorrem quase toda Manhattan parando em estações estratégicas. E ainda, funciona 24h/dia! alguém dá mais?? 

Bom, a minha história de amor com esse rápido e barato meio de transporte seguirá, por onde os trilhos da minha vida queiram me levar!

Nenhum comentário: